Blog São Vicente no ar
Vereador Vanvan Gabriel responde Fake News contra o seu mandato

O vereador e presidente da Câmara Municipal de São Vicente Vanvan Gabriel (PL), foi atacado pelo blogueiro Edson Dantas, onde matérias no seu blog diziam que o parlamentar estaria comprando briga com a classe da educação e que a casa legislativa do município na qual é presidida por ele, estaria querendo “abocanhar parte dos recurso do FUNDEB do município”.

Vanvan fez um vídeo desmentindo as acusações e reafirmando seu compromisso com a classe da educação do município.

Veja o Vídeo:

Essas insinuações se deu pois a assessoria jurídica da Câmara, com base em decisões judiciais existentes, solicitou que os recursos do FUNDEB fizessem parte da base de cálculo no duodécimo, pois se insere dentro da receita tributária do município, algo que já é garantido por lei.

Em nota, a assessoria da Câmara rebateu as fake news e explicou que a ação não tenta de forma alguma desviar recursos do FUNDEB para o poder legislativo, e sim fazer uma cobrança para que a lei seja cumprida. A assessoria ainda lembrou que casa legislativa historicamente sempre teve compromisso com a classe da educação, e com certeza não seria diferente no mandato do presidente Vanvan Gabriel.

Veja nota:

NOTA À POPULAÇÃO DE SÃO VICENTE/RN

A Câmara Municipal de São Vicente/RN vem esclarecer, através da presente nota, sobre a demanda judicial em face do ato cometido pela Prefeita Municipal, no que diz respeito à negativa do repasse, no duodécimo, de verbas reconhecidas por direito, através de várias decisões emanadas pelos Tribunais brasileiros, inclusive pelo Supremo Tribunal Federal que reconhecem que o FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) deve fazer parte da base de cálculo para transferência ao Órgão Legislativo municipal.

Sem entrar em grandes debates e aprofundar a matéria sob o ponto de vista jurídico, mas a título de esclarecimento, o recurso que as Prefeituras Municipais repassa às Câmaras de Vereadores, denominados de duodécimo, são valores que se destinam ao custeio de todo o Poder Legislativo municipal, que é composto por TODAS AS RECEITAS TRIBUTÁRIAS recebidas pelo Tesouro Municipal, oriundas de receitas próprias do município, repasses legais e constitucionais, além dos repasses indiretos, classificados pelos vários fundos de arrecadação de tributos, seja federais ou estaduais, como por exemplo: Fundo de Participação dos Municípios (FPM), Fundo de Participação dos Estados (FPE), o próprio FUNDEB, dentre outros,

Pois bem, disse o Supremo Tribunal Federal que entre as Receitas Tributárias Municipais compõe o repasse do FUNDEB aos municípios, que é um fundo destinado à Educação Básica dos munícipios para fins de aparelhamento, estrutura, fomento e aporte financeiro às despesas correntes e de capital para a educação municipal.

Diante da mais nova interpretação que o nosso maior Tribunal deu à Constituição Federal, o FUNDEB deve fazer parte da base de cálculo que compõe o repasse do duodécimo à Câmara de Vereadores, pois se insere dentro das Receitas Tributárias auferidas pelos cofres públicos das cidades.

Isto posto, e como forma de desfazer a má notícia e a disseminação de inverdades, que infelizmente assola a comunicação brasileira, e no cenário local não é diferente, explicamos que todos os tributos inseridos no caixa municipal são empregados (ou deveria ser) de maneira correta, a ponto de não restar descobertas nenhuma política pública voltada à sociedade vicentina. Com o FUNDEB não é diferente. Todos os recursos que são repassados ao município são, efetivamente, destinados ao seu público da educação. De modo que, caso o pleito judicial demandado pela Câmara Municipal de São Vicente/RN seja exitoso, não será retirado (ou como a imprensa intitulou “desviado”) um centavo sequer desse recurso!

O cálculo dos recursos repassados à Câmara de Vereadores dos municípios brasileiros leva em consideração a Receita Tributária transferida ao município NO EXERCÍCIO ANTERIOR, é assim que diz a Constituição Federal em seu artigo 29-A. Desse modo, a verba do FUNDEB que deverá compor a base de cálculo do duodécimo é aferida em percentuais, COM BASE NO ANO DE 2021.

Diante dessas considerações, cai por terra qualquer “fake news” que aponte que a Câmara de Vereadores de São Vicente/RN pretende “abocanhar” o recurso dos professores, uma vez que toda verba do FUNDEB depositada na conta do município, imediatamente, deverá ser destinada ao público da educação pública municipal, já quando do seu ingresso no Tesouro Municipal, não sendo realocado parte desse recurso à Câmara Municipal, absolutamente!

Mais uma vez esclarecendo, o valor do FUNDEB que poderá ser repassado ao Poder Legislativo, quando do duodécimo, é uma quantia fixa que o Poder Executivo repassará e entrará na base de cálculo, assim como outros recursos, calculados no ano anterior, ou seja, em 2021, quando já todos os recursos repassados pela União ao município já tiveram destinação e já foram executados, como por exemplo: com reformas, compras de alimentos, fardamentos e materiais básicos para as escolas municipais, e ainda ao pagamento dos servidores da categoria.

Importante ainda pontuar que a Câmara Municipal de São Vicente/RN, em toda a sua história, sempre agitou a bandeira da educação no município, reconhecendo sempre a relevância da brava e aguerrida classe dos professores e de toda as atividades inerentes ao mister educacional, sempre nas discussões e debates para a melhoria das condições e de proporcionar dignidade a este segmento tão nobre da sociedade vicentina.

Portanto, a título de esclarecimento e de passar a correta e íntegra informação ao povo de São Vicente/RN, a Câmara Municipal vem esclarecer que apenas pretende fazer valer o seu direito reconhecido pelas instâncias judiciárias de todo o país. Esclarece ainda que o recurso do FUNDEB do município constitui um dinheiro sagrado para o custeio das ações da educação de São Vicente/RN, restando a esta Casa, através dos seus vereadores, vigiar e cobrar a sua correta aplicação, com fins de desenvolvimento e incremento educacional a todos os alunos da rede pública municipal e ainda a oferecer condições dignas e suficientes para os servidores desempenharem o seu trabalho da melhor maneira possível.

São Vicente/RN, 26 de janeiro de 2022.

José Jeovan Batista Soares
Presidente da Câmara Municipal de São Vicente/RN

Veja como foi o lançamento do livro Teresa Brasileira: Resgate de vida pessoal, familiar e social neste domingo em São Vicente-RN

Aconteceu na tarde do último domingo (23), na Câmara Municipal de São Vicente, o lançamento do livro Teresa Brasileira: Resgate de vida pessoal, familiar e social. O livro escrito por Marlene de Fatima e Maria do Socorro conta a trajetória de vida de sua avó.

O evento contou com a participação de familiares e amigos que prestigiaram a homenagem e recordaram momentos de vida dessa grande mulher.

Livro de Tereza Brasileira será lançado neste domingo em São Vicente

Neste domingo haverá o lançamento do livro de Tereza Brasileira na Câmara Municipal de São Vicente a partir das 15h.

O livro “Resgate da vida pessoal, familiar e social” foi escrito por suas netas Marlene de Fátima e Maria dos Socorro e conta em 18 breves capítulos a trajetória de vida dessa grande mulher, desde a chegada de seus ancestrais na região, até a árvore genealógica deixada por ela e seu marido José Martins de Medeiros.

Mandato da vereadora Geni de Holanda é destaque em pesquisa popular

A pesquisa de opinião pública realizada pelo prêmio destaques do ano em diversas cidades da região do Seridó mostra a opinião dos populares a respeito de quais empresas e profissionais vem se destacando no ano em cada município.

Em São Vicente, a vereadora Geni de Holanda (PSDB) foi escolhida na votação online como vereadora mais atuante do município. A parlamentar que está no seu primeiro mandato e vem desempenhando um grande trabalho para com a população, não atoa que foi escolhida como destaque na Câmara Municipal em 2021.

Lider FM e colaboradores se destacam em pesquisa de opinião em São Vicente

A rádio Líder FM de São Vicente foi destaque na categoria melhor emissora de Rádio em pesquisa de opinião pública do prêmio destaques do ano, onde é realizada pesquisa para premiar as empresas e profissionais que se destacam no ano em diversas cidades do Seridó. Nessa pesquisa, não só a emissora foi destaque, como também diversos colaboradores apareceram em varias categorias.

Veja quem foram eles:

O Jornal da Líder, que tem a frente o comunicador Francisco Márcio, foi destaque na categoria programa de rádio.

Marlon Vitor se destacou nas categorias de Radialista, Jornalista e Reporter.

Glaucia Juliana destacou-se nas categorias de digital influencer de moda, blogueira e digital influencer de humor.

Alyson Bruno também foi destaque, sendo nas categorias de design gráfico, repórter cinematográfico e produtor de vídeos.

As empresas que prestam serviço para a emissora também se destacaram. A MARV Produções apareceu em agência de marketing, consultoria e assessoria, comunicação social, gestor de redes sociais e transmissão de lives. E a Info Center que tem Douglas Alves como CEO, se destacou como loja de informática.

Essa premiação é fruto do trabalho desenvolvido pela emissora e principalmente por cada colaborar ao longo do ano. Por isso, parabenizamos a todos os que se destacaram.

A pesquisa foi realizada de forma espontânea de forma on-line e o resultado está disponível para os internautas no Instagram destaque do ano oficial.

Pesquisa de opinião pública mostra Blog São Vicente no ar como destaque em 2021

O Blog São Vicente no ar foi destaque em pesquisa de opinião pública realizada de fotma online pelo prêmio destaques do ano na categoria blog. O prêmio homenageia emoresas e profissionais que se destacaram na cidade ao longo do ano.

Para nós que fazemos o blog São Vicente no ar, é uma honra essa escolha popular, pois mostra o resultado do nosso trabalho de transparência e responsabilidade.

Equipe do Ipueira de São Vicente retorna suas atividades nesta quarta-feira

A equipe Ipueira FC de São Vicente, atual campeão do campeonato municipal de futsal da cidade, retornará seus trabalhos futebolísticos nesta quarta-feira (19), com treino na quadra do Metodão.

A equipe teve um breve recesso após a disputa do seridosâo na cidade de Florânia, onde na oportunidade a equipe foi eliminada para a seleção de Caicó, que posteriormente sagrou-se campeã da competição.

Esse ano a equipe vem com um projeto de expandir seu trabalho e disputar competições relevantes na região. Com isso, a equipe está movimentando o seu instagram @IpueiraFC, e buscando patrocinadores para a temporada 2022.

Vereador Antônio Soares estará nesta sexta-feira no Jornal da Líder FM

O vereador Antônio Soares (Solidariedade), estará concedendo entrevista exclusiva para o jornal da Líder que vai ao ar na rádio Líder FM de segunda a sexta-feira a partir das 11h sob o comando do comunicador Francisco Márcio.

A participação do vereador no programa abordará assuntos a respeito do seu trabalho desenvolvido no ano de 2021, em especial sua atuação pela Serra de Santana, bem como, tratará das suas expectativas para o ano de 2022.

São Vicente supera os 100 casos ativos de Covid-19

Nesta terça-feira (18), o boletim epidemiológico de São Vicente, divulgado pelas páginas da prefeitura municipal, registrou mais de 100 casos em tratamento por covid-19 no município.

A informação que chega até o nosso blog, é de que somente na última segunda-feira (17), tivemos 57 testes positivos no município, não sabemos se procede, mas tendo em vista que dos 74 pacientes que estavam em tratamento, alguns já passaram do período de isolamento e não constam mais no boletim, com isso, a soma de casos que chegam a 113 casos ativos se aproxima do número informado ao nosso blog.

São Vicente registra aumento de 11 casos de covid-19 em um dia

O boletim epidemiológico divulgado divulgado pelas páginas da prefeirura municipal de São Vicente nesta terça-feira (11), registrou um aumento significativo nos casos ativos de covid-19 no município.


O boletim consta que 16 pessoas estariam em tratamento, 11 a mais do boletim divulgado ontem (10). Isso assustou a população vicentina, que teme um retorno exorbitante de casos ao município, principalmente com as variantes existentes no Brasil.