Blog São Vicente no ar
Moro se filia ao União Brasil e pode desistir de sua candidatura a presidência da República

O ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) assinou no início da tarde desta quinta-feira (31) a ficha de filiação do União Brasil. A decisão do ex-juiz de trocar de partido foi tomada em decorrência das sinalizações de Renata Abreu (Presidente do Podemos) em não estar disposta a investir financeiramente numa campanha à Presidência, e que o partido preferia investir em candidaturas locais.

Diferentemente do Podemos, a União Brasil (junção do DEM e PSL) tem um fundo eleitoral e partidário robusto, além de ter mais tempo de televisão.

Porém, existe a possibilidade do ex-juiz retirar sua pré-candidatura a presidência e concorrer a deputado federal por São Paulo. Segundo integrantes do partido, o grupo de ACM Neto (BA) indicou rejeição a possibilidade de Moro ser o candidato a presidência do partido, e busca conciliação no nome do ex-ministro para a Câmara.

O Moro se filia à União Brasil com a credencial de ter 10% do eleitorado. Esses votos de Moro são de opinião e são um ativo que ele tem. Certamente, isso será considerado”, disse Luiz Felipe Cunha, coordenador de campanha do moro.

Doria avisa que vai desistir de tentar Presidência e abre crise no PSDB

O governador de São Paulo, João Doria, avisou seu vice, Rodrigo Garcia, que pretende ficar no cargo que deixaria nesta quinta (31) para disputar a Presidência. A surpreendente reviravolta abriu uma crise no PSDB, partido ao qual ambos são filiados.

A reunião entre ambos os políticos ocorreu por volta das 17h desta quarta (30) no Palácio dos Bandeirantes. A partir daí, uma romaria de aliados de Doria se formou à sede do governo paulista para tentar entender o movimento. ​

Ele avisou a seus aliados que irá anunciar a desfiliação do PSDB e acusar caciques do partido, Aécio Neves (MG) à frente, de o terem traído e forçado sua decisão. União Brasil e MDB podem ser os partidos de destino de Doria.

Fonte: Folha de São Paulo

Bolsonaro exonera nove ministros para disputar eleições 2022; confira lista

Em cerimônia lotada de autoridades no Palácio do Planalto, nove dos 23 ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL) se despediram para se pré-candidatarem às urnas em outubro. Na mesma cerimônia, foram anunciados os respectivos substitutos das pastas.

Para cumprir o rito, foram exonerados, em publicação do Diário Oficial da União desta quinta-feira (31), os seguintes ministros e ministras: João Roma (Cidadania), Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência), Tarcísio Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura e Pecuária), Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Gilson Machado (Turismo) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia). 

Acompanhando essa sequência, assumem as respectivas pastas: Ronaldo Vieira Bento, que era chefe de Assuntos Estratégicos da Cidadania; José Carlos Oliveira, ex-presidente do INSS; Marcelo Sampaio Cunha Filho, ex-secretário-executivo da Infraestrutura; Marcos Montes, ex-secretário-executivo da Agricultura; Cristiane Rodrigues Britto, ex-secretária nacional de Políticas para Mulheres; Célio Faria Júnior, ex-chefe do gabinete pessoal do presidente da República; Daniel de Oliveira Duarte, ex-secretário-executivo do Desenvolvimento Regional; Carlos Alberto Gomes Brito, ex-presidente da Embratur; Paulo César Rezende de Carvalho, ex-secretário de Empreendedorismo e Inovação da Ciência e Tecnologia.

Deputado estadual Vivaldo Costa assina ficha de filiação ao PV

O deputado Vivaldo Costa, assinou sua ficha de filiação ao PV, ao lado do presidente da sigla, o vereador por Natal Milklei Leite e do vice-presidente Maurício Gurgel, responsável pela articulação. O parlamentar deixa o PSD (Partido Social Democrático), após mudanças no diretório estadual e confirma sua pré-candidatura a deputado estadual pelo Partido Verde. A oficialização aconteceu em Natal, na tarde desta quarta-feira (30).

Vivaldo segue em busca do seu décimo mandato no legislativo estadual. O deputado, que está celebrando 50 anos de vida pública, chegará à disputa com suas bases fortalecidas e conta com o apoio de diversos prefeitos em cidades importantes, vice-prefeitos, presidentes de câmaras, vereadores, ex-prefeitos e lideranças em todas as regiões do Rio Grande do Norte. O parlamentar tem um trabalho sério na luta pelo bem comum e destinou recursos, das emendas impositivas, para diferentes municípios e regiões.

Diante da janela partidária parte dos deputados trocaram de partido. Respeitado no meio político, Vivaldo recebeu convite para ingressar no PSDB, PL, União Brasil e outras siglas, fazendo a opção do PV junto com os deputados George Soares, Eudiane Macedo e Hermano Moraes.

Em 2018, Vivaldo Costa obteve 32.638 votos sendo um dos mais votados da sua coligação. Este ano o parlamentar pretende ampliar a votação, já que segue com uma base firme e conta com novos apoios.

Projeto do Vereador João Zito que cria os jogos escolares municipais foi aprovado na Câmara

Na quinta sessão ordinária de 2022 na câmara municipal de São Vicente, que realizada na última sexta feira (25/03), foi apresentado pelo vereador João de Zezito (Solidariedade) o projeto de lei 004/2022, que institui no município os jogos escolares de São Vicente (JESV). O projeto tem como objetivo incentivar o esporte nas escolas em forma de competições nas mais diversas modalidades e categorias.

O texto base do projeto teve algumas modificações na comissão de justiça e redação final para se adequar a constituição federal, e foi aprovada em plenário por maioria dos votos. O projeto agora passa para a sanção ou veto do poder executivo municipal.

São José do Seridó e São João do Sabugi passam a integrar Consórcio Intermunicipal de Saúde

Esta semana aconteceu em Currais Novos, na sede da AMSO, mais uma Assembleia Geral do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó. Com a presença de diversos prefeitos consorciados, o presidente do CIS, Gilson Dantas, que é prefeito de Carnaúba dos Dantas, explanou algumas diretrizes e encaminhamentos.

O objetivo do encontro foi apresentar ao grande grupo a intenção das cidades de São José do Seridó e São João do Sabugi em entrarem no CIS. Gilson Dantas colocou a proposta em votação que foi aprovada por unanimidade por todos os presentes.

Com a chegada das duas novas cidades, o CIS agora conta com 17 municípios associados. Juntos, eles buscam baratear as demandas de saúde e lutam por causas comuns no melhoramento da saúde pública. Atualmente o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Seridó, conta com 38 clínicas associadas com capacidade de oferecer os mais diferentes procedimentos e atendimentos para a população dos municípios consorciados.

“Aprovamos a entrada de dois novos municípios. Quero enaltecer o empenho dos prefeitos, Anibal Pereira de São João do Sabugi e Jackson Dantas de São José do Seridó, em unir-se ao CIS que tem um trabalho forte na região. Juntos, temos a certeza que podemos oferecer o melhor para nossos munícipes, ampliando as ofertas de saúde. Todos os prefeitos presentes na assembleia foram favoráveis e entendem que os resultados chegarão, se cada vez mais, caminharmos unidos”, contou Gilson Dantas.

Flamengo acerta a contratação do lateral “seridoense” Ayrton Lucas

O Flamengo acertou a contratação do lateral-esquerdo Ayrton Lucas, revelado pelo Fluminense e que atualmente defende o Spartak Moscou, da Rússia. O jogador de 24 anos vai assinar por empréstimo até o fim desta temporada. Ele viaja provavelmente já nesta terça para passar por exames médicos no Rio de Janeiro.

A informação da negociação foi publicada pelo jornalista Mauro Cezar e confirmada pelo ge. Ayrton renovou recentemente seu contrato até 2026, o que faz os russos endurecerem a negociação, mas o ambiente de instabilidade por causa da guerra com a Ucrânia abriu a possibilidade para a transação acontecer, o que era um desejo do jogador.

O Spartak o comprou em 2019 do Fluminense por 7 milhões de euros. A ideia do Flamengo é de que o contrato não tenha uma obrigação de compra mediante alguma meta atingida (de minutos ou jogos, por exemplo).

Paulo Sousa gosta do nome de Ayrton Lucas, que foi colocado na mesa pela diretoria. Apesar de não ser uma das indicações do treinador, foi visto como uma oportunidade válida de mercado. Desde a saída de Michael, o português sugeriu alguns nomes que a diretoria não conseguiu levar adiante: Éverton Cebolinha, Ferreirinha e Sebastian Villa, do Boca Juniors.

Natural do Rio Grande do Norte, o lateral era um torcedor fanático do Flamengo na infância. O lateral tem passagens pela seleção brasileira e participou do último pré-olímpico, mas acabou não sendo chamado para a lista final para o Japão. O jogador de 24 anos é o primeiro atleta agenciado por Carlos Leite a acertar com o Flamengo desde o início da gestão Landim.

A última vez que Ayrton entrou em campo foi no dia 19 de março, no empate do Spartak com o Nizhny Novgorod. Na ocasião, ele teve um lesão no tornozelo e está em tratamento.

Victor Godoy Veiga é nomeado para ocupar o Ministério da Educação interinamente

Com a saída de Milton Ribeiro, o Ministério da Educação será comandado interinamente por Victor Godoy Veiga. Ele foi nomeado nesta terça-feira (29), conforme publicação no “Diário Oficial da União (DOU)” .

Victor Godoy era secretário executivo do MEC desde julho de 2020, mesmo período em que Milton Ribeiro assumiu o comando do órgão. Godoy é o quinto nome a ocupar o cargo no governo Bolsonaro.


Milton Ribeiro deixou o ministério após polêmica envolvendo o repasse de verbas da pasta a municípios escolhidos por dois pastores sem ligação com o ministério.

Antes de ser convidado para assumir a secretaria-executiva do MEC, Godoy Veiga fez carreira como auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde trabalhou de 2004 a 2020.

Na CGU, Godoy atuou como auditor federal, chefe de divisão, coordenador-geral e diretor-substituto de auditoria e diretor de auditoria da área social e de acordos de leniência.

Governadora Fátima cumpre agenda em Mossoró nesta terça-feira

A governadora Fátima Bezerra (PT) cumpre agenda adminisrativa em Mossoró nesta terça-feira (29). Ela acompanhará a missão do Banco Mundial em visita às obras do Hospital da Mulher e lançará projetos na área do desenvolvimento rural e agricultura familiar.

Às 10h30, Fátima Bezerra irá vistoriar a obra de construção do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que já está com 60% de execução e previsão de conclusão para o segundo semestre de 2022. Com investimento total de R$ 134 milhões, recursos do Projeto Governo Cidadão/Banco Mundial, o equipamento será a maior unidade hospitalar do Estado.

Em seguida, no Campus Central da Uern, a governadora faz o lançamento do Projeto Estadual de Produção de Mudas Nativas “Plantando o Futuro”, que tem como objetivo a produção de 200 mil mudas nativas, entre essências florestais e frutíferas, a serem distribuídas para agricultores(as) familiares e prefeituras.

O projeto está sendo realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), em parceria com a Uern, Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Fundação Guimarães Duque (FGD) e prefeituras municipais.

Na mesma ocasião, haverá o lançamento da série “Vozes do Semiárido”, produzida pelo Laboratório de Narrativa Hipermídia (HiperLAB/UERN) e pela Uern TV, executada através de convênio firmado com a Sedraf.

SERVIÇO:

O QUE: Visita à obra do Hospital da Mulher, Lançamento do projeto Plantando o Futuro e da série Vozes do Semiárido.

HORÁRIO: terça-feira (29/03/20220, a partir das 10h30.

LOCAL: Hospital da Mulher (rua Professor Antônio Campos, Mossoró – após a Uern); Lançamento dos projetos – Departamento de Gestão Ambiental, Campus Central da UERN (Mossoró/RN).

Bolsonaro visita o RN para entregar estação da CBTU em Parnamirim nesta quarta-feira

O evento, marcado para começar às 10h15, deverá contar com as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

A Inauguração da Estação Cajupiranga marca a conclusão do primeiro trecho da Linha Branca da linha férrea da Grande Natal. A CBTU no Rio Grande do Norte transporta, em média, 11,6 mil pessoas por dia. O sistema conta com 56,6 quilômetros de linhas férreas e 23 estações.