Mais de 700 mil trabalhadores ainda não fizeram o saque do PIS/PASSEP na Caixa ou Banco do Brasil; Veja como consultar o seu

O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e o PASEP para os funcionários públicos. De acordo com os dados, mais de 700 mil trabalhadores não sacaram o valor do PIS/PASEP, contabilizando aproximadamente R$ 440 milhões. Esses têm até o dia 30 de junho para fazer o saque da parcela.

Segundo a Caixa Econômica Federal, na última segunda-feira (7), mais de 560 mil trabalhadores não sacaram o benefício do PIS. Dessa maneira, mais de 500 mil profissionais da iniciativa privada ainda podem sacar até o fim deste mês.

O Banco do Brasil também informou que há funcionários públicos que não sacaram o PASEP. De acordo com a instituição bancária cerca de 200 mil trabalhadores não sacaram o abano salarial 2020-2021, totalizando um saldo de R$ 120 milhões.

O recebimento do PIS é em conta da Caixa Econômica Federal. Os trabalhadores que não são correntistas da Caixa têm o valor depositado na conta Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Já quem recebe o PASEP terá o pagamento disponibilizado pelo Banco do Brasil.

PIS/PASEP

O Programa de Integração Social é conhecido pela sigla PIS e foi criado a partir da Lei Complementar de nº 7/1970, com o intuito de integrar o empregado ao desenvolvimento da empresa privada.Dessa maneira, o servidor tem seus benefícios garantidos e contribui para o desenvolvimento da empresa em que trabalha. O órgão responsável pelo pagamento do PIS é a Caixa Econômica Federal.

O PASEP é a sigla para o Programa de Formação do patrimônio do Servidor Público, sendo que nesse caso, são os estados, municípios e a União que contribuem com o fundo do servidor público.

Sua criação se deu a partir da Lei Complementar de nº 8/1970 e o Banco do Brasil é responsável pelo PASEP.

A partir da Lei Complementar de nº 26, instituída no dia 11 de setembro de 1975, foi realizada a unificação desses dois programas, com o objetivo de destinar a arrecadação em um único lugar, o Fundo de Amparo ao Trabalhador, conhecido como FAT.

Calendário do PIS 2020-2021

Caixa Econômica Federal também disponibiliza no seu site a consulta do PIS. Para acessar basta entrar no portal, clicar na área PIS e, por fim, selecionar a opção “Consultar Pagamento.” Para isso, será necessário usar o número do NIS (PIS/Pasep).

Já os servidores públicos devem verificar se foi realizado o deposito na conta do Banco do Brasil. Caso não tenha acontecido é possível buscar informações na Central de Atendimento 0800 729 00 01 ou diretamente no banco. Na última situação é necessário apresentar um documento de identificação com foto.